Lua Minguante no Outono: Um Convite à Renovação
- Aldeia da Vida
- 27 de mar.
- 3 min de leitura
RENOVAÇÃO E LIMPEZA ENERGÉTICA
O fim de março nos convida a um profundo mergulho interior. Com a chegada do outono e a força da Lua Minguante, este é um período propício para a limpeza e renovação. Também em março, tivemos o período das festas carnavalescas, onde entramos em contato com diversas energias que, por vezes, nem sempre são as mais positivas. Por isso, é essencial cuidar do nosso campo energético com práticas que nos ajudem a desfazer dos resíduos vibracionais acumulados.
A natureza nos ensina que assim como as árvores soltam suas folhas secas, podemos nos libertar do que não nos serve mais, abrindo espaço para o novo. É hora de realizar uma faxina interna e externa, eliminando o que está obsoleto e acumulado – tanto em nossos lares quanto em nossos corações. Pois de nada adianta buscar por uma limpeza energética se o ambiente ao redor não condiz com sua intenção. Durante a lua minguante, o desapego e a reflexão se tornam essenciais para que possamos fechar ciclos e nos preparar para a energia de renascimento que virá nas fases seguintes. O ser humano é cíclico e reconhecer esses ciclos nos ajuda a viver com mais equilíbrio, aceitando cada fase com consciência e presença, sem resistir ao fluxo natural da vida.

Práticas para o Período de Lua Minguante
1. Preparação do Ambiente
Organização e Desapego: Separe um tempo para identificar objetos, roupas e até pensamentos que já não servem. Doe, recicle ou descarte o que estiver acumulado, permitindo que o novo tenha espaço para florescer.
Limpeza Física: Realize uma faxina completa. Comece pelos cantos e utilize métodos simples, como a limpeza com água e sal grosso ou água com anis.
2. Defumação para Purificação
Ervas de Defumação: Use breu branco, palo santo ou sálvia branca. Ao defumar cada cômodo, visualize a fumaça carregando pra longe as energias estagnadas e o excesso vibracional, limpando o ambiente. Abra janelas e as portas para renovar a circulação do ar e permitir que as energias de fato saiam.
Intenção no Ritual: Enquanto defuma, mentalize a liberação de energias que não se alinham mais com o seu bem-estar, criando um espaço receptivo para novas vibrações.
3. Banho Energético de Desapego
Ingredientes:
2 litros de água morna
Plantas recomendadas: Guiné, alecrim e boldo*(* Se você já realiza limpezas energéticas com frequência, pode optar apenas por boldo ou alecrim.)
Quando Fazer: Realize o banho entre (27/03 hoje e amanhã 28/03), enquanto ainda estamos no período da Lua Minguante ( e guarde a dica para a próxima lua minguante caso não consiga fazer nessa).
Modo de Preparo:
Em um recipiente com a água morna, macere as plantas escolhidas, concentrando sua intenção na limpeza energética que você precisa. ( Você pode consagrar seu rapé se for conectado (a) com essa medicina, para que lhe ajude a focar os pensamentos).
Se possível, tome o banho em um espaço ao ar livre, como um quintal.
Caso não seja viável, lembre-se de higienizar o ambiente do banho antes e depois com sal grosso, para ajudar a dissipar as energias residuais.
Horário Ideal: Prefira tomar o banho no fim da tarde. Se não for possível, faça-o à noite, antes de dormir. Geralmente, recomenda-se que o banho seja tomado do pescoço para baixo, mas adapte conforme sua crença e necessidade pessoal.



Deixe tocando durante sua faxina física e espiritual:
Após o banho, anote todas as sensações e insights que você vivenciou. Observe se houve alguma mudança em seu estado emocional, mental ou físico. Registre também os sonhos e sincronicidades que surgirem nos dias seguintes, pois eles podem trazer mensagens importantes sobre o processo.
Mantenha um diário detalhado de suas práticas com as plantas. Documente cada etapa, desde a seleção das ervas até os efeitos percebidos. Essa documentação será valiosa para você compreender melhor os padrões e a eficácia de cada planta em sua jornada.
Deixe-se guiar pela sabedoria das plantas. Elas são seres de grande sabedoria que podem nos auxiliar a alcançar nossos objetivos e a nos conectar com a essência da Mãe Terra. Confie na inteligência da natureza e permita-se receber os dons que ela tem a lhe oferecer.
BENEFÍCIOS DESSA RITUALÍSTICA:


Comentários